A006 - Economizar combustivel

5 Dicas para economizar combustível na estrada

O abastecimento do veículo é uma preocupação tanto de motoristas quanto de empresas de transportes.

É um custo inevitável, mas que pode ser reduzido se usar algumas das dicas para um uso otimizado do combustível nas estradas.

 

1. Faça manutenções preventivas regularmente

Sabemos da importância em segurança das manutenções preventivas, mas às vezes podemos nos esquecer do impacto de itens como calibrar e fazer o balanceamento dos pneus. Quando o pneu está abaixo da calibragem recomendada o veículo se torna mais pesado e consome mais combustível, já quando o veículo está desbalanceado o veículo pode não andar em linha reta, também aumentando o consumo.

 

2. Aerodinâmica

Em velocidades superiores a 80km/h cerca de 70% da potência do motor do caminhão é utilizada apenas para romper a força do arrasto (resistência aerodinâmica), segundo o INEE (Instituto Nacional de Eficiência Energética).

Isso faz com que o caminhão tenha um consumo maior de combustível.

Uma das práticas para otimizar consumo é instalar um defletor sobre a cabine que, segundo estimativas, pode reduzir em 10% o uso de combustível.

Outra prática que ajuda é simplesmente fechar as janelas do veículo, diminuindo a resistência do ar.

 

3. Mantenha o ritmo na estrada

Acelerar, desacelerar, brecar... são ações que reduzem sua economiza com o combustível. Manter uma velocidade constante e dentro da faixa recomendada pelo fabricante do caminhão para otimização de combustível ajuda a economizar no abastecimento.

 

4. Desligar o caminhão quando puder

Aquela parada rápida em que você deixa o caminhão ligado para economizar combustível pode não ser tão bom quanto imagina.

Desligar e religar o caminhão gasta o equivalente a 30 segundos com o veículo parado. Se vai fazer uma parada rápida para ligar para alguém, passando desse tempo já é mais econômico desligar o caminhão.

 

5.  Evitar trânsito

Não tem como falar de caminhão parado sem falar no trânsito.

Planeje sua rota antes de sair e sempre que possível procure atualizações para saber como está a estrada que vai encarar. Isso não só evita gastar combustível, como também ficar tempo demais no caminhão.

 

 

Gostou das dicas?

Fique ligado no site da Roadcard e siga nossa página no Facebook.

 

 

 

Fontes:

ThoughtCo

O carreteiro

 


É uma empresa homologada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)

como Administradora de Meios de Pagamento para Frete e Vale-Pedágio. Através do Sistema Pamcard, oferece a mais completa solução de pagamento eletrônico incluindo o Vale-Abastecimento e as despesas de viagem.

A Roadcard Soluções Integradas em Meios de Pagamento S/A foi criada em 2011.

Contato

  • Avenida Chedid Jafet 222 - Edifício Millenium - Bloco B, Conj.11 - 1º Andar – SP Caixa Postal 12.345 - São Paulo/SP - CEP 04551-065 - Vila Olímpia
  • sac.pamcard@roadcard.com.br
  • 0800 726 2279

MMCafé