Ao menos 10% dos motoristas dirigem com sono

Ao menos 10% dos motoristas dirigem com sono

Pesquisa realizada pela Arteris revelou que cerca 10% dos motoristas dirigem com sono, enquanto 8% admitem o uso de anfetaminas, ambos aumentam o risco de acidentes nas rodovias. Conforme o Portal o Carreteiro, a pesquisa que faz parte do programa Saúde na Boleia entrevistou aproximadamente 5 mil caminhoneiros entre agosto de 2015 e 2016, além das entrevistas também foram realizados exames clínicos e de sonolência. Os resultados possibilitam traçar um perfil dos profissionais das regiões sul e sudeste.

Os testes de sonolência podem indicar o grau de sono do motorista, de acordo com a Escala de Sonolência de Epworth. Quando o resultado indica até nove pontos, o condutor está em uma situação considerada normal, acima disso aconselha-se procurar um médico. A pesquisa realizada pela Arteris apurou que um em cada dez motoristas apresentaram um nível de sono maior do que nove, aumentando em 70% o risco de acidentes.

Ainda conforme o portal, cerca de 39% dos entrevistados passam mais de 20 dias por mês na estrada e,1% dirige por mais de 18 horas diárias. 40% afirmaram dormir no próprio caminhão e 19% já se envolveram em acidentes.

Problemas de saúde relacionados a excesso de peso também foram identificados na pesquisa, cerca de 24% estavam obesos e 25% com sobrepeso. Outras doenças relacionadas a má alimentação também foram identificadas, como hipertensão, colesterol alto, alta taxa glicêmica e triglicérides acima do normal.

 

Fontes: Portal O Carreteiro

              Arteris                                               


MMCafé