Saúde do caminhoneiro

Como se prevenir dos principais problemas de saúde dos caminhoneiros

A vida de caminhoneiro é conhecida pelos desafios que esses profissionais enfrentam diariamente, pela importância de seu trabalho para a sociedade e por ser mais do que uma profissão, é um estilo de vida. Porém, um estilo de vida que precisa de atenção para ser saudável.


Os prazos apertados com jornadas extensas sem descanso, perigos constantes na estrada, sono e alimentação desregulados, colaboram para que vários problemas de saúde surjam na vida desses profissionais e, em alguns deles, com mais frequência.

Os principais problemas de saúde que os caminhoneiros enfrentam são: Hipertensão, sobrepeso e dores musculares.

 

Hipertensão

A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta. Ocorre quando a pressão arterial está constantemente maior do que o normal. Pode ser causada por influência genética, mas, possuir uma vida estressante, sedentária e com uma má alimentação, também contribui para o surgimento da doença.

As consequências da hipertensão podem ser silenciosas num primeiro momento, mas seu coração vai precisar trabalhar mais que o normal para manter seus órgãos em pleno funcionamento. Em estados mais graves aumenta as chances de ocorrer acidentes cardiovasculares (AVC)

Os tratamentos mais comuns ocorrem por via de drogas anti-hipertensivas e adoção de um estilo de vida mais saudável. Por isso é importante se prevenir desde já.

 

Sobrepeso

É quando seu peso está maior que o normal ou não é saudável para sua idade e altura.

As causas mais comuns são alimentação irregular, falta de atividades físicas e problemas hormonais como hipotireoidismo.

Isso acarreta no aumento da circunferência abdominal e limitações físicas, desde a movimentação e flexibilidade até a fadiga na execução de muitas tarefas do dia a dia.

O mais indicado nesse caso é adotar a prática regular de atividades físicas e realizar uma reeducação alimentar. Fazendo refeições mais frequentes e com quantidade menores de comida, escolhendo com consciência um cardápio variado.

 

Distúrbio do sono

É fundamental dormir bem para manter a boa saúde e o bem-estar. O sono possui fases diferentes responsáveis por benefícios distintos, e a interrupção ou dificuldade em alguma delas pode trazer prejuízos de curto a longa prazo.

Existe uma grande quantidade de distúrbios de sono, que são agrupados em quatro categorias:

  • Dificuldade de adormecer ou permanecer dormindo;
  • Problemas para permanecer acordado;
  • Problemas para manter rotina regular de sono;
  • Comportamentos incomuns durante o sono.

Muitos deles possuem suas peculiaridades ao mesmo tempo que se assemelham uma com as outras. Mas a consequência que prevalece, e a mais perigosa, é a do cansaço o tempo todo. Que acaba diminuindo reflexo, aumentando os riscos de provocar acidentes na estrada.

 

Práticas aconselháveis


Com uma vida baseada em vencer prazos cada vez mais apertados, com viagens durando cada vez mais, fazendo parada obrigatórias só pelo motivo de ser obrigatório. É difícil acatar algum conselho ou até mesmo levá-los a sério, pois soam muito distantes da realidade diária.

Por esse motivo, separamos para você os cuidados essências para manter uma vida saudável mesmo numa rotina difícil do caminhoneiro:

  • Check-ups: Consulte o médico de 6 em 6 meses. Parece difícil à primeira vista, mas a prevenção ajuda a evitar surpresas e manter a saúde boa.
  • Alongamento: Simples e rápido. Toda pausa para alimentação, trânsito parado. Seja na cabine ou fora. Alongue-se. Isso ajuda a diminui o estresse, a afastar o sono, evita problemas musculares complexos e deixa você preparado para enfrentar vários quilômetros sem se distrair com incômodos e dores no corpo.
  • Caminhada: Pelo menos 20 minutos ao dia, 3 vezes na semana já é um ótimo começo e evita diversas complicações na saúde.

Fora isso, também é importante prestar atenção na alimentação e, em todos os sintomas diferentes que seu corpo apresentar, procure um médico.

Lembre-se de que parar para cuidar da sua saúde não é perda de tempo.


É uma empresa homologada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)

como Administradora de Meios de Pagamento para Frete e Vale-Pedágio. Através do Sistema Pamcard, oferece a mais completa solução de pagamento eletrônico incluindo o Vale-Abastecimento e as despesas de viagem.

A Roadcard Soluções Integradas em Meios de Pagamento S/A foi criada em 2011.

Contato

  • Avenida Chedid Jafet 222 - Edifício Millenium - Bloco B, Conj.11 - 1º Andar – SP Caixa Postal 12.345 - São Paulo/SP - CEP 04551-065 - Vila Olímpia
  • sac.pamcard@roadcard.com.br
  • 0800 726 2279

MMCafé