A039 - Conhec?a 7 eficientes sistemas de logi?stica e transporte

Conheça 7 eficientes sistemas de logística e transporte

Os softwares são grandes aliados na otimização dos processos de gestão logística. Eles ajudam no funcionamento da empresa ao garantir ganho de tempo e aumento de produtividade, auxiliando os gestores em suas estratégias e tornando as operações de transporte e armazenamento melhores e mais eficientes.

Veja a seguir alguns dos principais sistemas capazes de trazer os melhores resultados para as empresas do ramo:

 

TMS (Sistema de Gestão de Transportes)

Este sistema serve como centro de logística e se utiliza de uma rede colaborativa agregando transportadores, carregadores e clientes. Sua finalidade é auxiliar em operações como o planejamento e a otimização de cargas e rotas, a auditoria de frete e pagamento, a gestão de transportadoras, entre outras. O TMS também é capaz de identificar e medir os custos na cadeia de transporte.

 

ERP (Planejamento dos Recursos da Empresa)

O software ERP é um sistema responsável por organizar o trabalho operacional e administrativo de uma empresa, registrando informações que vão desde o faturamento ao balanço contábil, passando pelo inventário de estoque, apuração de impostos, controle de maquinário, e outros. Junto com sua importância operacional, o ERP mantém todos os dados registrados e, por isso é uma ferramenta essencial para a inteligência de seu negócio para analisar performance de produtos e vendas por diferentes ângulos como sazonalidade, variações de preço, adesão em regiões.

 

WMS (Sistema de Gestão de Armazéns)

Este software possibilita o gerenciamento de um armazém, utilizando o banco de dados da empresa como base. A ferramenta auxilia em serviços como níveis de inventário e de monitoramento de ações locais, sendo capaz de registrar o exato momento em que qualquer movimentação acontece no local. Sua utilização permite maior otimização das atividades operacionais e administrativas, redução de custos e fornecimento de dados que possibilitam tomadas de decisão mais adequadas para a empresa.

Dentre suas funcionalidades, as principais são a programação e entrada de pedidos, controle de portaria, separação de pedidos, recebimento de inspeção de cargas, entre outros.

 

Solução Pamcard

É o sistema da Roadcard que oferece uma solução completa de pagamento eletrônico pensada especialmente para o mercado de transporte de cargas. O Sistema Pamcard permite com que a gestão seja feita de forma on-line, possibilitando com que todos os pagamentos, incluindo frete, vale-abastecimento, vale-pedágio e despesas de viagem da frota, sejam efetuados em um único sistema, de forma personalizada, eficiente e segura. A solução atende integralmente às exigências das legislações de pagamento de frete e Vale-Pedágio da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Cartão Pamcard: o cartão faz parte do Sistema Pamcard. Com esta solução, além de efetuar pagamentos para os caminhoneiros, a empresa realiza toda a operação que envolve o pagamento de frete em transportes de carga como:

  • A validação do RNTRC do TAC contratado;
  • A emissão contrato de frete entre o contratado e a empresa contratante do transporte rodoviário e carga perante ANTT;
  • O Registro do contrato de frete com a geração do CIOT – Código Identificador da Operação de Transportes, reportando à ANTT todas as informações exigidas por lei.

Ao adquirir o cartão, a empresa o cadastra no nome do caminhoneiro e realiza os pagamentos online e em tempo real, direto do sistema Pamcard.

Quer saber como contratar o Pamcard? Entre em contato com a nossa equipe aqui

 

Roteirizador

O roteirizador é um software de transporte cuja função é planejar a melhor rota para cada viagem, levando em conta o custo/benefício de fatores como valores de pedágio e distância de postos de abastecimento, auxiliando na redução de custos e otimizando o tempo e a produtividade.

 

Telemetria

Este software é usado no monitoramento dos veículos. Ele permite com que seja feito o rastreamento do caminhão através de sinal de rádio ou satélite a longa distância. Com ele, é possível prever gastos, detectar falhas ou perda da potência no veículo, acessar o histórico da frota e monitorar a velocidade. Por oferecer maior segurança, a Telemetria é uma das ferramentas mais utilizadas em logística.

 

Monitoramento de entregas

São várias as ferramentas disponíveis que possibilitam o monitoramento eficiente da entrega. Investir na mais adequada para a sua empresa é garantir maior tranquilidade em relação ao processo, uma vez que essas ferramentas ajudam a minimizar o atraso e as perdas de mercadoria, facilitam com que as entregas cheguem sem transtornos ao destinatário e possibilitam com que o gestor acompanhe toda a trajetória do produto. Esse tipo de solução pode ser integrada aos sistemas ERP e TMS.

Fonte: Hive.Cloud e Truckpad

 


É uma empresa homologada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)

como Administradora de Meios de Pagamento para Frete e Vale-Pedágio. Através do Sistema Pamcard, oferece a mais completa solução de pagamento eletrônico incluindo o Vale-Abastecimento e as despesas de viagem.

A Roadcard Soluções Integradas em Meios de Pagamento S/A foi criada em 2011.

Contato

  • Avenida Chedid Jafet 222 - Edifício Millenium - Bloco B, Conj.11 - 1º Andar – SP Caixa Postal 12.345 - São Paulo/SP - CEP 04551-065 - Vila Olímpia
  • sac.pamcard@roadcard.com.br
  • 0800 726 2279

MMCafé