A004 - Controlar contas

Dicas para tomar controle de suas contas

De acordo com a pesquisa O Perfil do Caminhoneiro da CNT, mais de 44% dos caminhoneiros do Brasil possuem dívidas vencidas.

O controle de contas é fundamental para conseguir evitar esse tipo de situação e até mesmo sair dela.

Existem alguns conceitos básicos que não exigem que a pessoa seja um especialista em finanças para lidar com seu planejamento financeiro.

 

Entendendo a situação

Antes de mais nada, você precisa identificar todas as contas que tem para pagar e para receber.

Isso pode ser feito tanto no papel quanto em uma planilha.

Use um papel para as contas a receber e outro para contas a pagar.

Para cada papel você deve fazer quatro colunas:

  • Descrição (qual é a conta)
  • Valor
  • Data de vencimento
  • Prioridade (deixe em branco por enquanto)

 

Coloque uma conta por linha e quando tiver terminado, some todos os valores de cada papel no final.

Assim você já vai entender como está.

 

Prioridades

A primeira tarefa é cortar os gastos desnecessários. Veja quais são as despesas que podem ser dispensadas. Com isso você consegue poupar dinheiro para utilizar em outras contas.

Em seguida, verifique quais são as contas que têm os juros maiores e que não podem ser atrasadas. São estas que devem ser priorizadas, senão elas começam a aumentar e criam um efeito bola de neve.

Quando você identificar quais são as prioridades, preencha aquela coluna (que deixou em branco no passo anterior) com números crescentes, do mais importante ao menos importante.

 

Planejando o futuro

Agora que você tem um raio x das suas finanças, é importante se planejar para saldar suas dívidas e se preparar para respirar melhor financeiramente.

Nesse momento, você começa a planejar metas de trabalho para reunir o dinheiro necessário para conseguir seus objetivos.

Para caminhoneiros isso também significa calcular adequadamente o seu valor de frete.

Lembre-se que desde a criação das leis de frete e de vale-pedágio pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o valor do pedágio tem que ser dado à parte, por um meio homologado e valor do abastecimento tem que ser totalmente desvinculado do valor do frete que ele recebe.

Por isso, quando for realizar algum trabalho de transporte de carga, procure sempre receber por isso através de um meio de pagamento homologado pela ANTT como o cartão Pamcard, que já faz essa divisão e permite que você utilize seu cartão em qualquer estabelecimento que aceite Visa.

 

Fique ligado nas dicas do Pamcard.


É uma empresa homologada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)

como Administradora de Meios de Pagamento para Frete e Vale-Pedágio. Através do Sistema Pamcard, oferece a mais completa solução de pagamento eletrônico incluindo o Vale-Abastecimento e as despesas de viagem.

A Roadcard Soluções Integradas em Meios de Pagamento S/A foi criada em 2011.

Contato

  • Avenida Chedid Jafet 222 - Edifício Millenium - Bloco B, Conj.11 - 1º Andar – SP Caixa Postal 12.345 - São Paulo/SP - CEP 04551-065 - Vila Olímpia
  • sac.pamcard@roadcard.com.br
  • 0800 726 2279

MMCafé