A032 - Disturbios do Sono

Distúrbios do sono: quando é hora de procurar um médico

Grande parte dos problemas de sonolência está relacionada a uma rotina irregular e a falta de descanso adequado. Apesar disso, muitos condutores podem estar sofrendo com distúrbios do sono sem saber. Segundo dados da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), de 15% a 17% dos motoristas profissionais sofrem com a apneia obstrutiva do sono, uma parada respiratória que ocorre quando a pessoa está dormindo e fragmenta o sono.

Estudos realizados pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontaram que motoristas com distúrbio do sono têm de duas a três vezes mais chances de se envolver em acidentes – testes com simuladores mostraram que o desvio de pista é significativamente pior nos condutores com apneia do sono. A boa notícia é que ao iniciar o tratamento, a redução dos riscos é de 70%.

 

Sintoma

O principal sintoma da apneia do sono é uma sonolência acima do normal durante o dia. Pessoas que sofrem do transtorno são capazes de dormir a qualquer momento, estando sentadas ou em pé, durante atividades rotineiras como dirigir, assistir TV e até mesmo conversar com alguém.

Dentre o grupo com maior risco de desenvolver a doença, estão pessoas obesas, que roncam bastante durante a noite e aquelas que apresentam problemas respiratórios, na faringe, cordas vocais e alterações na arcada dentária e no céu da boca.

 

 

Exame

O exame que detecta os distúrbios de sono é a polissonografia. Desde 2008 é indicado que motoristas das categorias C, D e E se submetam à averiguação, que consiste em monitorar as atividades do organismo, como batimentos cardíacos e respiração, enquanto a pessoa dorme, através de sensores que são fixados na pele com fita adesiva. O exame é coberto pelo SUS e por diversos planos de saúde nas capitais brasileiras.

 

Revertendo o problema

Ainda que não tenha cura, é possível reverter o problema por meio de tratamento clínico ou cirúrgico e com uso de aparelhos que ajudam a pessoa a ter uma respiração melhor durante o sono. Perder peso, controlar a pressão e fazer uma dieta alimentar são alguns dos cuidados que o motorista pode ter e que ajudam no tratamento.

 

Escala de sonolência

Para saber se você está apenas cansado ou se está na hora de procurar um médico, faça o teste disponível no final desta matéria na revista Quatro Rodas, clicando aqui.

 

Fonte consultada: CNT (Confederação Nacional do Transporte)


MMCafé