Emissor Gratuito de CT-e na SEFAZ/SP ficará indisponível a partir de janeiro de 2017

Emissor Gratuito de CT-e na SEFAZ/SP ficará indisponível a partir de janeiro de 2017

Na última reunião do Grupo de Trabalho realizada em Porto Alegre (16/03/2016), das empresas de transporte com o Fisco tomamos conhecimento, por meio do atual coordenador do projeto CT-e, Sr. Daniel, que a Secretaria da Fazendo do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP), a partir de janeiro de 2017 não irá dar manutenção ao  programa de emissão gratuita de CT-e disponível hoje no Portal da Secretaria, por questões orçamentárias.

Segundo o SEFAZ-RS, que concentra grande parte das autorizações de CT-e do Brasil, 96,50% dos CT-e são emitidos através de sistemas próprios, portanto, apenas 3,5% dos CT-e são emitidos por emissores gratuitos, no entanto, praticamente 50% das empresas emitentes de CT-e utilizam este emissor gratuito.

Isso quer dizer que grande parcela das pequenas empresas de transportes que utilizam o emissor gratuito, estará obrigada a contratar outro sistema a partir de janeiro de 2017, até onde se tem conhecimento não há disponível no mercado sistemas gratuitos para emissão do CT-e. Conclui-se então que as pequenas empresas deverão ter aumento de custo com a contratação de sistema para emissão de CT-e.

Essa informação ainda não foi disponibilizada pelo site da SEFAZ/SP.

 

Extraído de: NTC & Logística 


MMCafé