A002 - Exercicios

Exercícios para caminhoneiros

Caminhoneiros, secretárias e uma série de outras profissões possuem uma característica em comum: passam mais de oito horas por dia sentados. No caso dos caminhoneiros e pilotos, ainda há um agravante – são profissões que exigem viagens constantes e dificultam uma rotina fixa. Além disso, estudos comprovam que passar muito tempo sentado tira horas de vida de uma pessoa e pode ser extremamente prejudicial a sua saúde.

 

Da mesma forma que o seu caminhão, seu corpo é um instrumento de trabalho. Você precisa de boa visão,  braços e pernas relaxados para dirigir com mais eficiência e segurança. A falta de rotina não precisa ser a desculpa para uma vida sedentária, com um pouco de planejamento e alguns minutos atividade física por dia você tem o que precisa para melhorar muito a sua saúde, o seu sono e, é claro, a sua qualidade de vida.

 

Praticando atividades físicas durante a viagem

Prepare uma mochila pequena com tênis de caminhada, calção de banho, corda de pular e pesos. Lembre-se você também pode improvisar outros acessórios para exercício utilizando garrafas de plástico cheias como pesos.

Essa mochila vai te ajudar a fazer exercício em qualquer parada durante a viagem.

Antes de pegar a estrada, aproveite para verificar se os locais de parada têm instalações para exercícios ou se há lugares para praticar atividades físicas no seu caminho. Quem sabe nadar na praia?

Pesquise também parques e locais para trilha pela sua rota. Se tiver um tempo sobrando, por que não aproveitar?

 

Dicas para melhorar seu condicionamento físico

  1. Evite períodos longos de viagem, procure fazer pausas com direito a alongamentos, caminhadas. Apenas alguns minutos bastam, e podem ser aproveitados até mesmo enquanto estão abastecendo o seu tanque.
  2. Se tiver um pouco mais de tempo, pegue aquela mochila pequena, e aproveite para fazer exercícios como pular corda e levantar peso. Isso melhora seu condicionamento físico, oxigena seu corpo e faz com que você tenha uma disposição melhor para dirigir e sinta desconforto enquanto está pilotando.
  3. Você se lembra do Rocky Balboa subindo as escadas enquanto estava treinando? Esse é um ótimo exercício para fortalecer os músculos da perna e também atua no condicionamento físico.
  4. Se der sorte e passar por uma piscina, dê umas braçadas: nadar é um exercício que trabalha muitas partes do corpo simultaneamente e ajuda muito a aliviar o estresse.
  5. Alongamento sempre! Antes e depois de viajar, e dos exercícios, alongar o corpo ajuda a ter uma melhor elasticidade e também a evitar dores.

 

Essas são 5 dicas rápidas de atividades físicas para que você possa aproveitar melhor o seu dia de estrada e também o seu dia de descanso. Passar folga com dor nas costas não dá, né?

 

Fontes

Portal do Caminhoneiro

Transnatal

Experienciando (Youtube


MMCafé