A011 - problemas visao

Letras embaralhadas? Hora de visitar o oftalmologista

Caminhoneiros possuem uma rotina árdua e, muitas vezes, acabam negligenciando a própria saúde devido à falta de tempo. Muitos deles somente procuram um atendimento médico quando já estão com algum transtorno, colocando em risco seu bem-estar e sua segurança.

Segundo uma pesquisa recente, realizada com profissionais da estrada que são atendidos pelo Programa Estrada para Saúde, 70% dos motoristas apresentavam problemas de visão, e uma das principais queixas relatadas é a dificuldade para enxergar as letras. Problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou até mesmo diabetes estão entre algumas das causas dos distúrbios de visão e exigem uma visita ao médico. Outra causa muito comum é a vista cansada, você sabe os motivos pelos quais ela ocorre?

 

Causas para a vista cansada

Dentre as principais causas para a vista cansada em motoristas, podemos listar as seguintes:

 

·               Foco prolongado;

·               Exposição à alta luminosidade;

·               Fadiga e estresse.

Passar longas horas dirigindo com atenção, dispor de pouco tempo para descanso e estar exposto à alta luminosidade, seja ela da luz solar ou das luzes da estrada, são fatores que fazem com que o motorista precise forçar sua visão, o que acaba causando fadiga nos olhos. Muitas vezes os sintomas iniciais são mínimos e o caminhoneiro pode não associá-los com o princípio de um problema de vista.

Sintomas de problemas de visão

Ainda que os sintomas variem de uma pessoa para outra, é preciso ficar atento às seguintes manifestações:

·               Dor de cabeça e/ou dor na nuca;

·               Dor, cansaço e queimação nos olhos;

·               Sensibilidade à luz;

·               Visão embaçada ou visão dupla;

·               Dificuldade de leitura;

·               Dificuldade para focar em tarefas específicas.

 

Prevenção e tratamento

Algumas mudanças de hábito e ambiente podem ajudar a evitar ou reduzir os efeitos da vista cansada. Segundo especialistas, o uso de óculos de sol certificados é essencial para proteger a visão da luminosidade e a utilização de películas de proteção solar nos veículos também auxilia a reduzir os efeitos da luz, fazendo com que o motorista não seja obrigado a forçar demais sua vista. Outras recomendações incluem:

·               Garantir que a luz ambiente esteja adequada ao fazer leituras ou realizar trabalhos minuciosos;

·               Não se esquecer de piscar com frequência enquanto dirige, para refrescar e lubrificar os olhos;

·               Evitar que ventiladores soprem diretamente nos olhos, para não os ressecar;

·               Tirar alguns minutos do dia para descansar a vista.

Segundo o dr. Chris Singh, da Trans Canada Chiropratic, uma técnica eficaz para repousar a visão quando estiver fazendo um trabalho que exija foco num mesmo ponto é desviar o olhar a cada vinte minutos e focar a visão a seis metros de distância durante vinte segundos.

Ainda que as dicas acima possam ajudar a evitar os problemas de visão, a melhor maneira para prevenir doenças e corrigir as já existentes é visitar o oftalmologista uma vez por ano. Muitas vezes o distúrbio só poderá ser remediado com a prescrição de óculos ou lentes – em casos mais sérios, cirurgias podem ser necessárias – e apenas um especialista poderá avaliar corretamente o caso.

 

Fonte consultada: Truck News
Crédito imagem: Dado Photos/Shutterstock.com

 


MMCafé