Pequenos cuidados reduzem acidentes noturnos

Pequenos cuidados reduzem acidentes noturnos

Dados da Polícia Federal revelam que grande parte dos acidentes nas estradas acontecem entre as 17h e as 20h, o famoso horário do lusco-fusco. Isso porque, como explicam especialistas na área de oftalmologia neste período do dia o mecanismo da visão passa por uma mudança, que torna o olho humano mais sensível a luminosidade.

Além disso, fatores como a dificuldade inata do ser humano em enxergar em situações de pouca luz, iluminação precária das estradas e o cansaço após um dia de trabalho ou viagem, também contribuem.

Em condições de pouca luminosidade, a capacidade de enxergar é reduzida a 30%. Por isso separamos algumas dicas para que possa se prevenir, principalmente no horário de transição do dia para a noite:

- Ligue e regule os faróis, mesmo que ainda esteja durante o pôr-do-sol; 

- Quando em via de pista de simples, lembre-se de baixar, sem desligar totalmente, seus faróis quando um veículo está vindo na direção contrária. A luz alta pode cegar momentaneamente o motorista do outro automóvel; 

- Fique mais atento em locais, onde possam haver animais na pista. Enxergá-los durante a noite fica inda mais difícil

As mesmas dicas também valem para o nascer do sol. Lembre-se de colocar seus óculos escuros ou baixar o protetor que vem acoplado ao teto do veículo.

 

Fonte: Portal O Carreteiro


MMCafé