Prevenção e dicas para dirigir no verão

Prevenção e dicas para dirigir no verão

No verão as temperaturas costumam ser mais elevadas devido ao sol intenso, as chuvas fortes também são mais corriqueiras. Tudo isso faz com que seja necessária mais atenção por parte do motorista, principalmente dos caminhoneiros, que costumam percorrer longas distâncias com mais freqüência.

Listamos alguns fatores que podem facilitar a sua viagem nesta época do ano:

Evite pegar estrada logo após as refeições

O calor contribui para aquela moleza natural após as refeições, o que pode fazer com que o motorista pegue no sono.

Beba bastante água

A hidratação é fundamental para combater os sintomas do calor excessivo. A falta de água no corpo pode resultar em enjôos, tonturas e queda de pressão. Tenha sempre uma garrafinha de água com você!

Evite choques térmicos

Se o veículo estiver parado há muito tempo ao sol, antes de entrar abra os vidros e as porta e deixe ventilar um pouco. Deste modo, aquele bafo quente sai e quando você entrar não haverá choque térmico.

Se o carro ou caminhão tiver ar-condicionado, um pouco antes de sair, desligue o ar e abra os vídeos, assim você se acostuma aos poucos com a temperatura externa.

Caso o veículo não possua ar-condicionado, o ideal é levar alguns ventiladorzinhos ou uma toalha úmida.

Proteja-se

Ao dirigir no sol é necessário também passar protetor solar e usar óculos de sol e boné. O sol pode queimar sua pele o dia todo e você não perceber ou causar uma dor de cabeça, devido aos raios incidentes na região dos olhos.

Cheque a água

Revisar o seu caminhão ou carro é essencial durante o ano todo, porém no verão mantenha uma maior atenção sobre o volume de água. Assim as chances do motor superaquecer são menores!

 

Fonte: Chico da Boleia


MMCafé