Senado aprova obrigatoriedade de uso do farol baixo durante o dia

Senado aprova obrigatoriedade de uso do farol baixo durante o dia

O Senado Federal aprovou um Projeto de Lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro e torna obrigatório o uso do farol baixo em rodovias durante o dia. Para ele entrar em vigor agora só precisa da sanção presidencial. O projeto prevê que seu descumprimento será considerado uma infração média, rendendo 4 pontos na carteira de habilitação e uma multa no valor de R$85,13.

De acordo com o autor do projeto, deputado Rubens Bueno, a medida tem como objetivo aumentar a segurança nas estradas com um procedimento simples e de baixo custo para os motoristas. O Conselho Nacional de Trânsito já havia editado uma resolução que recomendava o uso de farol baixo durante o dia, mas a Câmara dos Deputados considerou que apenas uma norma com força de lei faria com que os motoristas adotassem o procedimento.

Essa medida já foi implementada pela Europa após testes comprovarem que o farol aceso, mesmo durante o dia, ajuda os motoristas a ficarem mais atentos à estrada. A Argentina e o Uruguai já possuem leis similares sobre uso de faróis. Os demais países apenas possuem recomendações de seu uso durante o dia.

Veja a importância do farol baixo mesmo durante o dia nas rodovias:

  • Eles permitem que o veículo seja visto com mais facilidade por outros condutores e pedestres que utilizam a via.
  • Eles atraem mais a atenção dos motoristas e contribuem para a redução de acidentes.
  • Eles aumentam a visibilidade em até 60% nas retas.
  • Eles permitem que acidentes que ocorrem durante o dia possam ser vistos a três quilômetros de distância.

Fonte: O Carreteiro


MMCafé