A038---Liderança

6 dicas para aperfeiçoar sua liderança em logística

O gestor de operações em logística atua em uma área essencial para qualquer empresa. Faz parte de suas competências utilizar de forma eficiente os espaços de armazenamento, planejar o transporte de maneira rápida e econômica, fazer contato com fornecedores e colaboradores e operar sistemas eletrônicos, além de entender o funcionamento dos demais departamentos da companhia. Portanto, ele é um profissional que deve cultivar habilidades como a visão estratégica, o raciocínio lógico, a capacidade de comunicação e a proatividade.

Mas isso não é tudo. Assim como é fundamental que o gerente de logística procure diferenciais inovadores que possam ser aplicados em sua área, ele também deve desenvolver boas práticas de liderança, sendo capaz de dirigir pessoas com os mais variados perfis profissionais, sabendo orientar e motivar sua equipe para que ela alcance um alto desempenho.

Para ser um bom líder, é preciso deixar para trás práticas autoritárias e agressivas, que apenas reduzem a motivação e aumentam a rotatividade de funcionários, e investir em um relacionamento cooperativo baseado na escuta e no diálogo.

Neste artigo, separamos seis dicas que irão ajudar você a aprimorar sua liderança e alcançar os melhores resultados para sua empresa:

 

1. Saiba ouvir seus colaboradores e dar feedbacks

Uma das características essenciais do bom líder é ser capaz de manter uma relação de diálogo com a sua equipe. Estimular os colaboradores a expressarem suas ideias, saber ouvir suas dúvidas e sugestões é fundamental para criar uma relação de confiança, em que cada membro do time possa se sentir encorajado a contribuir com soluções na resolução de problemas e motivado a atingir os melhores resultados.

Além disso, é importante que, após delegar as tarefas, o gestor saiba dar feedback para os seus funcionários, mantendo reuniões periódicas para a análise de rendimento, sabendo reconhecer o bom trabalho e contribuindo com críticas construtivas naquilo que precisa ser melhorado.

 

2. Extraia o melhor de sua equipe

Em uma equipe logística há funcionários com os mais variados perfis e talentos. Dessa forma, além de dominar bem as especificidades técnicas do setor, o gestor deve conhecer bem o perfil profissional de cada um dos seus colaboradores, extraindo o melhor de suas habilidades e dando condições para que eles cresçam e alcancem o melhor desempenho possível. Compartilhar conhecimento com os liderados e coordenar a equipe de forma estratégica são duas das principais características que fazem do gestor em logística um grande líder.

 

3. Busque novas tecnologias

A logística é um setor em que novas soluções tecnológicas aparecem o tempo todo. Os avanços tecnológicos podem ser percebidos nas mais diferentes áreas, devido a sistemas como:

  • roteirização de rotas e entregas;
  • gestão e controle de recursos dentro de centros de distribuição;
  • processamento de dados e obtenção de indicadores logísticos;
  • geo-localização e monitoramento de frotas;
  • gerenciamento de estoque.

Por isso, além de investir em um bom relacionamento com sua equipe, o gestor deve se manter atento às inovações, de forma a buscar as melhores soluções que possam ser aplicadas em sua empresa. Ele não deve restringir esta busca apenas à sua área de atuação, mas também se manter informado a respeito de setores relacionados, como produção e vendas, por exemplo, analisando ações, tecnologias e processos que possam ser trazidos ou adaptados para as atividades logísticas.

 

4. Mantenha-se atualizado e invista em networking

Como dito anteriormente, o líder de sucesso se mantém atualizado em relação às tendências do mercado de logística e sempre procura aprimorar suas competências técnicas e habilidades de gestão. Investir em aprendizado e capacitação, seja com formação superior ou workshops e cursos rápidos, além de participar periodicamente de conferências e demais encontros profissionais, é essencial para manter uma visão global e não perder as inovações da área.

Também vale a pena investir em networking, seja pessoalmente ou através de fóruns on-line, uma vez que a interação com gestores logísticos bem-sucedidos trará grandes aprendizados sobre novas possibilidades de gestão e inovação.

 

5. Exercite suas habilidades de planejamento

Sabe-se que o planejamento é essencial para que qualquer projeto seja bem-sucedido. Sendo a logística um setor que exige com que as ações sejam executadas de forma rápida e precisa, ser um bom planejador é uma competência essencial ao bom gestor da área. Ser organizado, planejar e executar com eficiência as estratégias traçadas de forma a resolver as demandas de forma segura faz com o líder seja capaz de alcançar os melhores resultados e tenha seus esforços valorizados.

 

6. Não tenha medo de testar novas ideias

Não ter medo de inovar e experimentar novas ideias é uma característica que quase todos os grandes líderes compartilham. Por isso, sempre que possível, coloque suas ideias em prática e estimule também a sua equipe a contribuir com novas soluções. Mesmo em ambientes em que os recursos sejam limitados, muitas sugestões criativas podem surgir justamente devido a restrições no orçamento. O importante é planejar com inteligência e delimitar tetos orçamentários para diferentes tipos de ideia, sejam elas voltadas para aprimorar o desempenho da frota ou obter um melhor convívio entre a equipe.

 

Fonte: Blog Patrus


MMCafé