A049 - Intralogística

As vantagens da implementação da intralogística

Intralogística, também conhecido como logística in-house, é um conceito utilizado para definir o processo que controla todas as operações logísticas que acontecem na área interna das indústrias e armazéns (recebimento, conferência, armazenagem, inventários, abastecimento de linha, retirada de produto acabado da produção, separação, embalagem e expedição), visando a sua integração e otimização.

Seu objetivo é alinhar os fluxos de materiais e informações aos princípios estabelecidos pelo negócio, assegurando que todos os insumos necessários sejam distribuídos de maneira eficiente. A implementação de uma estratégia que utilize o sistema de intralogística garante significativos avanços na produtividade operacional.

Para tanto, é necessário um conhecimento multidisciplinar, que englobe capacitação em segmentos como:

· Planejamento estratégico e design logístico;

· Engenharia e análise de processos;

· Gerenciamento de projetos;

· Soluções de gerenciamento de armazém e transporte;

· Sistemas de tecnologia da informação;

· Tecnologia de manuseio de materiais;

· Design e integração de banco de dados;

· Monitoramento operacional e relatórios analíticos.

Benefícios
Sendo a intralogística uma noção relativamente nova, muitas empresas ainda desconhecem seus benefícios. Confira a seguir as vantagens na adoção desta estratégia.

Otimização de gastos
A implementação da intralogística é uma grande aliada no que diz respeito à política de redução de custos em logística. Isso porque sua aplicação naturalmente faz com que os gastos supérfluos e desnecessários apareçam nas planilhas de custos, auxiliando os gestores a coordenarem melhor as etapas, resultando em uma economia de custos.

Melhora da produtividade
Visando possibilitar a agilidade dos processos e o máximo aproveitamento dos recursos, o mapeamento completo das funções exercidas pelos profissionais e seu papel na empresa é parte fundamental na metodologia da intralogística. É ele que vai permitir que sejam colocados em ações os planejamentos necessários para o melhor aproveitamento dos funcionários envolvidos no processo logístico, aumentando a produtividade da empresa.

Otimização da infraestrutura
O bom desempenho das atividades logísticas também depende de uma boa organização. Através de softwares de execução de bancos de dados e armazéns, as ferramentas utilizadas nas soluções de intralogística facilitam a identificação de falhas e necessidade de melhorias na estrutura, permitindo a otimização da infraestrutura interna da empresa.

Aumento da competitividade
Com um maior controle sobre os processos e materiais, além de uma infraestrutura eficiente, o negócio naturalmente torna-se mais competitivo. Isso porque não apenas o atendimento aos clientes será realizado com maior presteza, como a empresa também será capaz de aplicar condições mais atrativas nos preços de seus produtos e utilizar seus recursos de maneira inteligente, investindo em inovação.

Não deixe de acompanhar o blog da Roadcard para mais atualizações sobre as principais tendências do setor de transporte e logística.

 

Fonte consultada: CargoX


MMCafé