A003 - Qr Code

Fique ligado: ANTT divulga prazo para vinculação do QR-Code ao RNTRC

A ANTT divulgou, por meio da Portaria SUROC no 113, de 2017, a data limite para a regularização do QR-Code no RNTRC dos veículos.

Os veículos devem ser vinculados ao código do adesivo de identificação do QR-Code até o dia 30/06/2017, ou serão excluídos da frota do transportador, além de ter de reiniciar todo o processo de recadastramento dos veículos, inclusive o pagamento de custos.

 

Como regularizar

Conforme a Portaria SUROC no. 10, de 2017, a regularização é realizada nas seguintes etapas:

  1. Validação dos dados do veículo, que é feito no Ponto de Atendimento, mediante apresentação do CRLV (Certificado de registro e licenciamento de veículo);
  2. Identificação visual, que consiste na afixação do adesivo no veículo; e
  3. Associação, ou vinculação, do código do adesivo (QR-Code) ao cadastro do veículo no sistema de suporte do RNTRC.

 

A colagem dos adesivos deve ser feita em ambas as laterais, após conclusão de todas as etapas acima.

 

QR-Code: ferramenta de inteligência federal de transportes de carga

O RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) tem como objetivo regularizar o exercício da atividade de transporte de cargas por meio da habilitação formal.

 

A utilização do QR-Code no adesivo do RNTRC permite leitura instantânea dos dados do registro, auxiliando na fiscalização da atividade e reduzindo a perda e roubo de cargas.

 

Além disso, permite reunir conhecimento da oferta do transporte rodoviário de cargas em diferentes dimensões, como análise de distribuição espacial e dados demográficos.

 

Fonte: ANTT


MMCafé