ENTREVISTA SETCESP

Liberdade financeira aliada à segurança

 

Confira a entrevista do nosso CEO, Felipe Dick, para a revista da SETCESP

Economista com MBA pela Fundação Dom Cabral e Kellogg de Chicago (EUA) e ex-diretor executivo da Pamcary no segmento de Logística e Gerenciamento de Risco, Felipe Dick ajudou, em 2011, a criar a Roadcard. A empresa é focada em meios de pagamentos para o mercado de transporte rodoviário de carga com o Sistema Pamcard que, em parceria com o Banco Bradesco, Banco do Brasil e Sem Parar, opera com cartões pré-pagos e Tag de pedágio para pagamento. Em bate-papo com a Revista SETCESP o executivo falou sobre como a informalidade no pagamento de frete pode ser nociva ao setor.

 

Quais benefícios a Roadcard oferece ao intermediar a relação de pagamento entre transportadoras e motoristas autônomos?

A solução de pagamento de frete, pedágio e despesas oferece agilidade, liberdade e segurança para quem paga e para quem recebe. No caso do TRC, o sistema da Roadcard oferece para a transportadora uma ferramenta de gestão completa, como um gerenciador financeiro. É possível que o gestor da empresa delegue acessos para várias áreas que participam do pagamento ao motorista, garantindo controle, agilidade e segurança, aumentando sua eficiência operacional, eliminando retrabalho e reduzindo riscos de incidência de erros. Para os motoristas, por meio do sistema Pamcard é possível receber créditos do frete nos cartões Pamcard Bradesco e Banco do Brasil, além de créditos em conta corrente, conforme a vontade do motorista. Os cartões são de débito e possibilitam a transferência para a conta corrente, compra em toda a rede Visa e saques nos quiosques dos bancos. Investimos muito em levar para o mercado não só a melhor forma de pagamento, mas uma solução que ofereça a maior liberdade de escolha ao motorista e as transportadoras, e continuaremos a investir para que a nossa solução gere ainda mais benefícios aos nossos clientes.

 

De que forma a implementação dos sistemas de pagamento eletrônico de frete se tornou um avanço para o setor de transportes rodoviário de cargas?

O avanço se deu pela estrutura montada com foco em agilizar o pagamento e melhorar a relação entre as empresas e os motoristas autônomos. Isso foi muito importante para que, por exemplo, a lei do pagamento de frete avançasse e levasse ao mercado uma confiança maior nesta relação de contratação. A formalização das condições de contratação e pagamento por meio de uma administradora de meios de pagamento garante esta segurança tanto para a empresa como para o caminhoneiro autônomo, que se sentem protegidos na relação de pagamento do serviço de transporte. Esta sempre foi a nossa preocupação.

 

Na sua opinião, o que precisa ser feito para acabar de vez com as cartas fretes?

É necessário que haja um trabalho forte de conscientização para que todos os agentes deste processo entendam o quanto é nociva a carta frete, o quanto ela piora a vida do caminhoneiro, e traz consequências negativas para o governo e toda a sociedade, como a questão de segurança nas estradas, por exemplo. No mesmo nível de importância é fundamental que os órgãos envolvidos mantenham uma fiscalização intensiva e automatizada para que esta prática seja eliminada. Os postos de combustíveis, por exemplo, são importantes para a cadeia logística, mas precisam rever seus processos e não incentivar a prática da carta frete queescraviza o motorista e gera insegurança para o contratante do frete.

 

Existem várias empresas voltadas para pagamento eletrônico, mas a Roadcard se especializou no transporte rodoviário de carga. Como foi para companhia enxergar nesse nicho uma oportunidade de negócio e em qual modelo de gestão aposta para se diferenciar no mercado?

Desde 2001, quando nossa parceira Pamcary, uma empresa de 54 anos de atuação no mercado do TRC, nos apresentou esta necessidade, vimos uma oportunidade de atuar em um nicho importante do Brasil e totalmente virgem, quanto a tecnologia de meio de pagamento, na época, já era realidade para os mercados de varejo. Implantar uma solução de meio de pagamento usando um cartão não era desafio, o desafio era adequar a solução para um mercado tão complexo como o transporte rodoviário. Hoje estamos confiantes que temos a melhor solução do mercado exatamente pelo aprendizado que absorvemos da Pamcary e tudo que o mercado de transporte nos ensinou, um diferencial para a Roadcard que até hoje faz a diferença.

 

Quais são os principais desafios da Roadcard para os próximos anos?

Este ano a Roadcard faz oito anos e, desde o primeiro ano, investimos em levar ao mercado soluções que gerem maior liberdade e segurança para nossos clientes. Temos investimentos já programados para 2021 e nem entregamos todas as novidades de 2019. Queremos continuar a ser a melhor administradora de pagamento de frete na percepção do mercado e, para isso, a inovação sempre será o nosso norte.

 

Como executivo, qual é o seu sonho?

Acredito muito que a realização de uma empresa não seja só pelo resultado positivo e pela satisfação de seus clientes, mas sim, pela vontade das pessoas em querer participar deste time. Meu sonho é que os melhores profissionais do mercado desejem trabalhar na Roadcard e até mesmo que um estudante formado nas principais universidades tenha vontade de fazer parte do nosso time e iniciar a carreira conosco. Acho este um grande termômetro para medir o sucesso de nossa empresa.

 

Entrevista Publicada na Revista SETCESP - Edição 51

Clique aqui para acessar o arquivo da entrevista.


É uma empresa homologada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)

como Administradora de Meios de Pagamento para Frete e Vale-Pedágio. Através do Sistema Pamcard, oferece a mais completa solução de pagamento eletrônico incluindo o Vale-Abastecimento e as despesas de viagem.

A Roadcard Soluções Integradas em Meios de Pagamento S/A foi criada em 2011.

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